por @tamyris_torres
in @midia8
“Ao longo do século, o futebol firmou-se como uma das atividades que preocupam os brasileiros, embora também outros povos, principalmente os latino-americanos e europeus. O ‘preocupar’ pode ser entendido como anterioridade de ocupação da coisa em relação a outras, da mesma forma que a ‘pré-escola’ precede à escola. Mas, também, podemos entender que o futebol nos ocupa quando não estamos ocupados, então, no tempo livre ou de lazer. Entender um grupo etnograficamente significa, dito de forma simples, entender suas ocupações e preocupações” (HELAL, Ronaldo, org. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. ed. Mauad).
O primeiro parágrafo introduz ao que já estamos acostumados desde criança a ver, seja no estádio ou na TV: futebol. Entretanto, o Twitter oficial dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro foi criado para quê, afinal de contas? Facilidade, interatividade, uniformidade e mais “ades” hão de existir se você for parar para analisar os perfis do Vasco da Gama, Botafogo, Fluminense e Flamengo. São perfis extremamente ligados à simetria e identidade visual, cores e escudos se fazendo presentes, mostrando que o espaço do torcedor está garantido.
Num país em que uma simples discussão num bar ressalta a importância que o esporte tem em nossas vidas - e economicamente falando movimenta milhões e milhões -, por quê não utilizar uma mídia social tão crescente para reafirmar o amor de seus fãs? A resposta é simples: quer saber sobre as novas contratações do seu time, acompanhar em tempo real o que o seu ídolo anda fazendo ou saber das novidades de forma instantânea num comprimido de 140 caracteres? Siga o seu clube no Twitter.
Os quatro times da cidade do Rio têm se mostrado eficientes nos quesitos acima. Ao combinar a informalidade que o Twitter proporciona, notícias de primeira mão e com links para os sites oficiais, os clubes dão um show online e oferecem ao leitor informação de qualidade e de confiança.
Quer mais instantaneidade que os comentários feitos em tempo real em dia de jogo? É um tanto quanto dicotômico as vertentes que o Twitter pode apresentar. É um tanto quanto inimaginável o que o Twitter pode proporcionar. Está aí uma mídia social que venceu contrastes, quebrou barreiras e que ninguém consegue definir por completo. Afinal, “entender um grupo etnograficamente significa, dito de forma simples, entender suas ocupações e preocupações”.
Na hora que estou montando meu roteiro, vem seu post, tema do meu podcast. Tão bom que virou tema de prova. Parabéns !
ResponderExcluirObrigada Ramon!!! Eu pensei nele e no seu comentário quando ele foi postado no mídia8 e resolvi compartilhar ele aqui. Beijão =)
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