quarta-feira, 20 de abril de 2011

Na terra do futebol o pé é na cara!



Uma breve introdução: ultimamente eu tenho sonhado com algumas coisas e estou procurando seguir os meus sonhos. Eis que no meu sonho eu decido falar sobre MKT esportivo. Mas como assim? Eu nem gosto muito de esportes, meu contato com esporte é ciclismo, curling e jiu-jitsu. Ai caiu a ficha, MMA.


Como pode um atleta brasileiro com apenas 3’30’’ de luta e apenas um chute ganhar o equivalente à dois milhões e meio de dinheiros americanos? Te garanto, só chegou à isso graças ao marketing inserido no esporte, o marketing esportivo, que em épocas de copa do mundo e olimpíadas fazem da terra Tupiniquim um valoroso campo para se investir.


O UFC (Ultimate Fighting Championship) foi criado em 1993 pelo brasileiro Rorion Gracie e pelo publicitário americano Arthur Davie. Pouco tempo depois os irmãos Frank e Lorenzo Fertitta, donos de uma rede de cassinos em Las Vegas, adquiriram a marca por um pouco mais de 1 milhão de reais. Hoje, estimasse que ela já vale mais de 2 bilhões de reais, sendo considerada a marca esportiva mais valiosa do mundo.


Mas como chegou a isso?

Com um trabalho de marketing espetacular, os irmãos Fertitta decidiram criar um reality show e o batizaram de The Ultimate Fighter, onde o vencedor conseguiria um contrato para lutar no UFC. O UFC 52 foi o primeiro evento após o reality onde se teve um aumento considerável de assinantes, praticamente o dobro de seu antigo recorde. A média atual é de 1 milhão de assinaturas por evento, rendendo aos bolsos de seus organizadores um pouco mais de 220 milhões de dólares.


Atualmente o evento se expandiu para outros países como Canadá, Inglaterra e agora no Brasil.


E tudo isso começou por que os mestres marciais do Jiu-Jitsu queriam criar um campeonato para provar a superioridade dessa modalidade sobre as outras e com a ajuda do marketing esportivo está se popularizando rapidamente tornando até o segundo esporte mais falado nas nossas terras.



Um comentário:

  1. Muito bom! Siga sempre a sua intuição, ou neste caso, os seus sonhos! Sua abordagem sobre o assunto foi excelente, infelizmente muitas pessoas ainda limitam o "Marketing Esportivo" ao futebol, sendo que o mercado está passando por mudanças muito significativas... Parabéns!

    ResponderExcluir