Por @vanessaegues
As novas tecnologias abrem caminhos para diversos setores se desenvolverem. O cliente de hoje é mais exigente e atento, não só ao produto, mas ao conjunto de serviços que a instituição oferece. Propaganda e preço baixo não são mais os diferenciais no mercado. Philip Kotler, no livro Marketing para o Século XXI, cita uma observação de Richard Love, da Hewlett-Packard: “O ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou uma vantagem competitiva”. Com isso, as empresas não podem mais se basear em práticas antigas para manter a prosperidade de suas organizações.
Tecnologia e globalização ilustram o panorama econômico mundial, e é este cenário tecnológico que aproxima empresas e clientes. Uma organização em aprendizagem estará sempre em busca de novas tendências e aperfeiçoamentos, envolvendo não só a concorrência, mas seus consumidores e também seus fornecedores. Outro fator importante é não limitar-se apenas no público interno, e focar tanto no mercado local quanto no global. Satisfação e fidelização são as características deste novo modelo de marketing. Clientes satisfeitos viralizam sua marca, como na campanha da Vivo para o dia dos namorados com o clipe de Eduardo e Mônica http://youtu.be/gJkThB_pxpw, que já conquistou os Trending Topics no Twitter. Clientes insatisfeitos, quando não tem seus problemas solucionados, recorrem as redes sociais para exigir providências, como no caso da Brastemp, que dois meses após ter lançando um viral lindo http://youtu.be/-Hc1kFvUTT4, foi surpreendida pela reclamação pública de @oboreli, cliente que divulgou um vídeo no Youtube para desabafar sobre o mau atendimento recebido pela empresa http://youtu.be/riOvEe0wqUQ.
E para você conhecer mais sobre o assunto, o Blog Insighting em parceria com a Ediouro Livros sorteará o livro Marketing para o século XXI, de Philip Kotler, entre os seus seguidores no Twitter! Para participar, basta clicar no link para concorrer!
O sorteio acontece no dia 29/07/2011 pelo Twitpromo e será divulgado nos perfis @insighting_com, @ednovafronteira e também aqui no blog.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário