quinta-feira, 30 de junho de 2011

Como o seu produto fala com o seu cliente?



Por @oliveiracosta20

As cores são lembradas mais facilmente do que formas e isso é comprovado por várias pesquisas. Quando escolhemos as cores do nosso trabalho devemos levar em consideração que estamos lidando com um elemento de estímulo psicológico e que essa cor provoca reações em seus indivíduos.

Por isso, precisamos estar atentos às cores e significados para a melhor aplicação em nossos trabalhos e melhores resultados. Marcas do mundo todo utilizam com frequência o uso das cores para vender mais seus produtos chamando a atenção de suas embalagens por meio das formas e principalmente das cores.

Um exemplo importante do uso das cores em suas embalagens é a Coca-Cola, que utiliza a cor Vermelha que remete ao calor e contra-balanceia com gotas d’água que ilustram suas latas, dando assim a impressão de que a lata sua com o calor e faz com que o cliente consuma mais aquele produto no verão. Um outro exemplo do uso das cores na embalagem é o Mc Donald’s, que além de utilizar as cores Vermelho e Amarelo (que estimula o apetite e a ansiedade) em seus restaurantes, utiliza essa ferramenta de forma corretíssima em seus produtos criando assim uma identidade para os seus sanduiches.

O uso das cores influenciam de forma diferentes nos indivíduos, mas basicamente a cor exerce diferentes efeitos psicológicos interferindo nos sentidos, emoções e compra, produzindo assim uma ansiedade pelo consumo.

É claro que o comunicador deve utilizar as cores exatas para se conseguir o efeito desejado, existem cores pré-determinadas para cada área que se deve atingir, cores para a saúde, alimentação, lazer e trabalho, e é imprescindível o balanceamento das cores e que contenham harmonia com a distribuição dos elementos, como fotos e fontes. Com o uso correto das cores podemos provocar diversos sentimentos como calma, poder, alegria, desejo, paixão, pureza entre outras sensações quando direcionado para o público alvo correto.

Abaixo segue uma lista de cores e de sua utilização no meio correto.

VERMELHO: Aumenta a atenção, é etimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e enrgia, artigos técnicos e de ginástica.

LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.

AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de ua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Gerlmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.

VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.

AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.

ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúcios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; deluminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.

PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicads em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouo ecomendável em publicidade.

VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.

CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.

PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.

AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indvíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode ausar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.

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