terça-feira, 14 de junho de 2011

Flash mobs como ferramenta de marketing


Flash Mob é a abreviação de “flash mobilization”, que significa mobilização rápida. Trata-se de uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar uma ação previamente organizada. Para efeitos de impacto, a dispersão geralmente é feita com a mesma instantaneidade.

Quando surgiu, os flash mobs eram considerados partes de mobilizações políticas, sociais e culturais, como ocorreu em 2003, na Rússia, quando foi declarada a “morte da democracia”, em 2004 na Espanha onde ocorreu a “La rebelion de los SMS” e assim sucessivamente em diversos países. Porém, segundo Bill Wasik, o movimento era antimanifestação e antipolítico —– uma crítica cínica à atmosfera cultural de conformidade e de sempre querer fazer parte da “próxima moda grandiosa”.

O que não era uma verdade absoluta, em outros lugares do mundo o mob foi caracterizado como happening, que é o oposto se tornando um movimento para desorganizar e romper atitudes do cotidiano.

É neste ponto que empresas como a Peugeot, T móbile, TAP, entre outras, entram, com o objetivo de divulgar sua marca de forma diferente ao invés de pagar milhões por uma campanha para colocar um anúncio no horário nobre, elas estão investindo em ações que causam impacto nas pessoas que passam pelo local marcado no momento da ação. Estas pessoas vão fazer o trabalho de divulgar o que está se passando ali para o mundo inteiro através de seus celulares, smartphones, vídeos, fotos, etc.


O flash mob pode sim ser uma ferramenta de marketing, basta saber quando e como utilizar, assim como qualquer outra ação é uma das formas mais baratas para se proporcionar um Marketing de experiências. Observem o vídeo da Peugeot, eles precisaram apenas dois carros de cada modelo e promotores para realizar a ação.




Imaginou a repercussão que a sua empresa pode ter realizando um destes!

Inclua um flash mob ou um Marketing de Experiências na campanha da empresa que você trabalha, busque diferentes formas para interagir com o target. Ações simples podem trazer resultados surpreendentes.

Um comentário:

  1. Flash mob é interesante, só não pode virar modinha e cliche sem objetivos.

    ResponderExcluir