quarta-feira, 15 de junho de 2011

A fina arte da mensagem subliminar



Iniciar um post falando de um assunto que é muito discutido no mundo é complicado. Esse tipo de propaganda não é muito bem vista aqui no Brasil, mas eu particularmente acho genial. O fato de você introduzir uma mensagem sutilmente em algum meio de comunicação sem que o público alvo perceba é chamada de Mensagem Subliminar.

Na década de 80/90, existia um comercial muito bem produzido por sinal, que concentrava toda a sua força para estimular a compra de um produto que é muito consumido no Brasil, o chocolate Baton, que vinha com um slogan que era repetido diversas vezes durante o dia e que ainda hoje é lembrado por todos quando vamos comprar um chocolate: “Compre Baton, compre Baton...” Não demorou muito para as pessoas notarem que esse tipo de propaganda interferia na decisão de compra do consumidor e rapidamente foi retirado do ar.

Sempre que uma informação é introduzida no subconsciente das pessoas sem que ela perceba é proibida no Brasil, no caso do Baton a mensagem subliminar esta no estado de hipnose que o comercial causava nas pessoas e há várias formas de se enviar uma mensagem desse tipo, como por exemplo um filme que mostra exatamente o que é isso, O clube da luta. Nesse filme, se prestarmos bastante atenção, vemos “fantasmas” durante algumas cenas e no final é mostrado até um pênis.

Isso nasceu, segundo lendas, que ao se gravar um filme eles utilizavam rolos de filmes usados para reaproveitar o material e baratear o filme. Na hora da edição, alguns cortes e emendas erradas deixava por pouco tempo à amostra uma parte do filme anterior do rolo, ou seja, no meio de um filme infantil por exemplo surgia um fragmento de um filme adulto que era reproduzida por milésimos de segundo, o suficiente para o nosso cérebro captar a mensagem.

Eu tenho uma teoria que aposto muito que dê certo. No filme “Origem”, com Leonardo di Caprio, um grupo se infiltra no sonho das pessoas para fazê-las mudarem de opinião e até mesmo implantar uma idéia. Comprovado cientificamente, o sonho nada mais é do que ilusões do nosso subconsciente misturadas com ações que tivemos no nosso dia. Ai é que vem a jogada. Se produzíssemos um comercial que fizesse o indivíduo sonhar com o que foi visto e introduzido todas as noite antes dele dormir fariam ele mudar de opinião através da mensagem subliminar? Eu acho que sim. De qualquer forma tome cuidado com o que você assiste pois provavelmente você está sendo bombardeado de mensagens subliminares.

4 comentários:

  1. Eu acho viagem demais essa sua. Mas, não no sentido pejorativo. Acho que somente alguém com ideias geniais seria capaz de expressar e complexar desta forma. Eu concordo contigo. E, aliás, Clube da Luta é um dos meus filmes prediletos. Um dia se os publicitários conseguem esse domínio que você relatou, o mundo e o capitalismo ganha novas visões e interpretações.

    ResponderExcluir
  2. Paulo "viajou legal" na mente do consumidor para produzir este texto.

    ResponderExcluir
  3. Levando em consideração que somente uns 30% da população pensa... Acho plausível sim!

    ResponderExcluir
  4. Tem um disco do Slipknot chamado "the subliminal verses" que por coincidência, ou não, foi o mais vendido da carreira da banda.
    Na internet encontramos muitas teorias malucas sobre as tais mensagens nas músicas.

    ResponderExcluir