quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cloud computing X Armazenamento fixo




Por @oliveiracosta20

Os sistemas de informação avançaram muito na última década e com isso vem surgindo novos meios de interação entre o usuário e a internet. Mas em contra-partida, a parte física das máquinas, os chamados hardware, também vem se aperfeiçoando e tornando mais prática a vida de bilhões de usuários da grande mãe.

Há algumas décadas atrás as informações eram guardadas em nossos próprios HD’s e  disquetes, mas com a o avanço da tecnologia para computadores, foram surgindo os pen drives e os HD externos, que ajudaram e muito a armazenagem e transporte de informações.

Mas nos últimos anos uma nova tendência de armazenamento vem surgindo, o Cloud Computing, que nos fornece vários benefícios proporcionando as empresas economia de recursos e a capacidade de acessar de qualquer lugar suas informações de forma gratuita e rápida. E isso vai mais além, há projetos de que as pessoas poderão acessar seus programas instalados de seu próprio computador nesta nova plataforma.

Mas como ocorre com outras tecnologias, o Cloud Computing apresenta pontos não amadurecidos. Especialistas comprovam que este tipo de armazenamento não é 100% seguro, podendo ser alvo de hackers que poderão adquirir acesso à essas contas. Uma coisa é certa, este sistema está muito longe ainda de ser a perfeição de armazenamento de dados.

Mas ai neste momento nos perguntamos: é melhor armazenar nossos dados nesta nova plataforma ou no bom e velho pen drive?  Por via das dúvidas, armazene no Cloud Computing, pen drive, HD externo, DVD, celular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário