quarta-feira, 25 de maio de 2011

Processo evolutivo do design


Por @oliveiracosta20

Hoje é dia do Nerd e todo Nerd tem um pouco de designer no sangue ou tenta ter e por isso resolvi escrever sobre um assunto que atormenta todo designer, o design.

Todos que têm bons olhos para a arte que chamamos de design (deziguiner para alguns amigos rs) conseguem perceber que por todo lugar que andamos vemos algum cartaz, outdoor, folder ou qualquer coisa impressa e até mesmo na net que foi feito por algum “primo” que sabe “mexer” num Photoshop ou Corel da vida. Mas os que contratam esses serviços não sabem por exemplo que o valor (R$) de um designer é mais caro porque ele sabe usar as ferramentas para que a propaganda seja mais influente para seus públicos-alvo, e não se dá conta de que está investindo seu dinheiro em uma porcaria que não vai ser notado por ninguém, só mesmo por designers que preferem não acreditare que aquilo foi feito.

Mas deixando toda a revolta de lado, devemos deixar claro que para que o trabalho tenha um bom resultado, o cliente deve passar um briefing (informações relevantes para a produção de um trabalho) para o designer e esperar e aceitar que o que foi feito, como as cores utilizadas, fontes e tamanhos, pois essa linguagem comunicacional servirá para melhor absorção de informações de seu futuro consumidor. E o que acontece na realidade é que eles sempre pedem para aumentar a logo, colocar alguma coisa “chamativa” ou até mesmo misturar cores que não se completam e, particularmente eu defendo minha arte com a minha própria vida, pois não irei me gabar depois do meu trabalho árduo e bem feito.

Na minha humilde opinião, o design surgiu com a escola Bauhaus, uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 a 1933, na Alemanha. Essa é a melhor época do design e é o que me inspira em todos os meus trabalhos.

O profissional de design que também seja um publicitário é o que as empresas têm buscado no momento para a comunicação, pois se trata de um funcionário capacitado e com um ótimo perfil para ocupar posições variadas, como no marketing. Com esse perfil, o profissional será capaz de entender e identificar as tendências do mercado, identidade visual de um produto com base no que sabe para atingir melhor o consumidor, criar uma marca que também é chamado de Design Thinking - uma metodologia para resolução de problemas atendendo necessidades do usuário e guiar objetivos empresariais -. Isso começa na idealização de um conceito, na construção de um produto ou serviço criando uma identidade e imagem através do visual agregando à marca valores, além de promover experiências autênticas. As cores, formas, fontes, texturas e materiais das embalagens são o que as diferenciam dos outros produtos nos interior es das lojas que é um instrumento de forte transmissão de valores essenciais.

O designer é visto como um profissional criativo e especializado que comunica de forma mais adequada que é capaz de estimular e influenciar seus públicos de forma mais eficaz, ou seja, uma comunicação direcionada.


Bom, é isso o que nós fazemos. O seu “primo” é capaz de fazer isso?

5 comentários:

  1. To saindo do trampo agora...Chegando em casa eu leio e comento...Só o título ja me interessou...

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  2. Não entendi essa história do dia do nerd ter alguma ligação com o designer,rsrsrs. Na verdade eu admiro muito a criatividade desses profissionais. A rapidez das informações e mudanças que acontecem a todo momento no mercado, exigem muita perspicácia e inteligência (dever ser daí a coisa do "nerd"). Que o design continue a evoluir...

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  3. E vc sem dúvida é um ótimo designer, pela criatividade, pelo conhecimento e pela competência que tem. Parabéns! =D

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  4. A imagem do post é o papel de parede do meu desktop... rs

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