terça-feira, 24 de maio de 2011

Editoração Multimídia




Há alguns anos quando se falava em editoração, logo o que vinha à mente era mídia impressa. Atualmente isso vai muito além, pois o computador trabalha com multimeios que facilitam editorar som, imagem, movimento etc.

Logo a Editoração multimídia para uma empresa consiste nos diversos meios que ela utiliza para se comunicar podendo ser um vídeo institucional, site em intranet ou extranet, redes sociais, blog, email marketing, etc.

Com a evolução dos softwares, os recursos de Computação Gráfica, se colocam a disposição de quem dela se utiliza, um vasto repertorio de formas de expressão, que abrangem desde a utilização pura e simples de traços e de pontos até os mais complexos efeitos tridimensionais. O bom aproveitamento desses recursos depende do nível de interação que deseja se proporcionar ao usuário. 

No meado dos anos 80, estes programas de editoração multimídia eram considerados uma ferramenta restrita apenas à especialistas que atuavam em empresas do ramo editorial. Hoje em dia qualquer pessoa pode fazer o download desses softwares e começar a produzir conteúdo midiático, porem para ser um profissional desta área é preciso se especializar, pois a tarefa deste profissional é desenvolver e coordenar projetos editoriais, nas mídias impressas, eletrônicas e digitais, em todos os seus estágios.

A área de atuação em Produção Editorial é bastante ampla, porque a profissão trata de tudo o que é "editável", podendo englobar todas as mídias. Dentro de cada uma, o profissional atua em várias etapas do processo de edição - da seleção de originais à produção gráfica, da consultoria de tendências editoriais à revisão de um produto.

O campo de atuação em Produção Editorial pode se confundir em alguns momentos com o do Jornalismo, Publicidade e até do Design Gráfico, mas é basicamente o da edição de livros, revistas, encartes de CDs e folders publicitários, na mídia impressa, de vídeos, filmes e áudios (tv, cinema e rádio) na mídia eletrônica, e de CDs-ROM e páginas da Internet, na mídia digital. As ferramentas mais utilizadas são FrameMaker, Quark, Abbyy FineReader, InDesign,  PageMaker, Illustrator, Freehand, Photoshop, Corel Draw, AutoCad, Flash – entre outras ferramentas.

Hoje o mercado de trabalho no âmbito da multimídia está, mais do que nunca, carente de profissionais que entendam não somente de algumas partes, mas de um todo, isto é, da idealização ao acabamento de um produto. O Mercado esta repleto de profissionais que criam, porem esta carente de profissionais que tenham uma ampla visão das mídias, em geral é preciso administrar a profissão de Editoração.

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto e acredito que seja uma área interessante para se investir... Trabalho no mercado editorial e multimídia e alguns serviços nossos são realizados por empresas terceirizadas, pois não temos mão de obra qualificada.

    Abraços!

    ResponderExcluir