segunda-feira, 16 de maio de 2011

Não basta pintar o seu produto de verde: Marketing ambiental é responsabilidade social



Para muitos é considerado como modismo, contudo o marketing verde é o amadurecimento de ações socialmente responsáveis que visam agregar valores ecológicos em seus produtos, levando em consideração o seu processo de produção de forma ambientalmente correta.

O selo verde e  ISO 14000 são elementos tangíveis e de suma importância às empresas ecologicamente responsáveis, pois ambos representam constante avaliação nestas organizações que são supervisionadas periodicamente e obtém por merecimento pleno a certificação e o selo. Tais análises compreendem toda a produção, desde a extração da matéria prima ao empacotamento dos produtos que serão comercializados.

Uma empresa verde não está limitada a somente criar peças publicitárias ou anúncios que chamem a atenção para suas características. Ao traçar uma estratégia de marketing ecológico, é preciso criar uma cultura que envolva todos os setores da empresa. E para isto, se faz mister a presença constante de conscientização ambiental e capacitação técnica entre os funcionários, planejamento estratégico e implantação de um valor positivo agregado à marca que seja interessante para os compradores em potencial.

Além de estar ajudando o planeta, você consegue divulgação espontânea de entidades do terceiro setor e até mesmo pode render campanhas com parcerias dessas entidades. É comum esse tipo de aliança, desde que você realmente acredite na melhoria ambiental que estão ligadas diretamente com as suas ações verdes, legalmente e ecologicamente corretas. Ao contribuir com a natureza, obviamente o consumidor consciente saberá retribuir comprando o seu produto. E a criação de peças verdes será a chave de reconhecimento de uma imagem positiva junto aos consumidores que levam a sério esta questão.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário